Pesquisa revela satisfação dos expositores da Expofred 2014
Pesquisa revela satisfação dos expositores da Expofred 2014
Publicada em 22/06/2014.

Conhecer a opinião dos mais de 250 expositores, que alugaram os 404 espaços da 18ª edição da Expofred, realizada entre os dias 30 de abril a 4 de maio deste ano, levou a Comissão Central da feira realizar uma parceria com o Laboratório  de  Pesquisa  de  Opinião  Pública,  do   Centro  de  Educação Superior Norte da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen.

O levantamento foi realizado sob coordenação da professora Patrícia Milano Pérsigo, coordenadora do Laboratório de Pesquisa de Opinião Pública do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM, e contou com o apoio da Agência de Comunicação Integrada de Relações Públicas, sob responsabilidade da professora Daiane Scheid. Patrícia M. Pérsigo enfatizou o caráter experimental da atividade, tendo em vista, principalmente, o fato dos acadêmicos encontrarem-se em processo de ensino-aprendizagem. Os dados foram coletados nos três últimos dias da feira, por quinze alunos voluntários da Universidade do curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo e Relações Públicas, que entrevistaram os proprietários ou responsáveis pelos estandes.  A investigação teve 95% de nível de confiança, 3% de margem de erro e pesquisou a opinião dos expositores segundo uma amostragem não probabilística por acessibilidade.

A pesquisa de satisfação, que contou com mais de vinte questões, também ajudará a orientar quais melhorias serão importantes nas próximas edições da feira-exposição, pois foram avaliados aspectos que poderão ser ajustados ou mantidos, de acordo com a opinião das empresas participantes.

A pergunta direcionada para o perfil do expositor possibilitou um retrato da participação dos setores na 18º edição do evento, caracterizada como uma feira multissetorial. O comércio foi o setor mais representado, com 37,2% dos entrevistados. Logo em seguida a indústria também demonstrou a efetiva participação na feira com 25,7% dos expositores e o setor de serviços também foi expressivo com 23% das empresas que expuseram no evento em 2014. Com a margem de erro de 3% pode-se considerar que a indústria e prestação de serviços foram setores com participação muito semelhante. Já o agronegócio, tema principal da Expofred 2014, por ser o ano da agricultura familiar, também marcou presença com 14,2% das empresas presentes.

Aspecto fundamental para o sucesso de uma feira, as condições da estrutura do parque de exposição também foram avaliadas. Segundo a pesquisa, a maioria avaliou como bom, totalizando 50,7%, e muito  bom  com  32%. Contata-se que a estrutura agradou significativamente os expositores, já que péssimo e ruim corresponderam a apenas 4% e neutro a 13,3%.

A mesma tendência de aprovação foi constatada junto aos expositores em relação ao movimento de visitantes no estande. Quase metade dos entrevistados julgou bom com 47,8%, seguida pela opção muito bom que totalizou 34,6%, ou seja, 82,40% dos expositores estavam satisfeitos com a movimentação do público.

Outros dados reforçaram o sucesso da feira. Quando questionados sobre como avaliavam a participação da empresa na feira, resultados registraram que a maioria dos expositores, 68,9%, declararam estar satisfeitos com sua participação no evento. Estes números positivos refletiram na pretensão dos empresários de participar da próxima edição da Expofred. Para confirmar esta intenção a pesquisa mostrou que 91,6 % dos entrevistados confirmaram que desejam participar da 19ª edição da exposição-feira em Frederico Westphalen. Este resultado sinaliza a possibilidade da reserva de espaços para os estandes serem feitas com antecedência. De acordo com o presidente da Expofred 2014 Alysson Bakof o desejo da comissão central é que a feira cada vez mais se profissionalize e se aperfeiçoe de antemão já assegurando o êxito e ocupação de futuras edições da feira.

Ainda segundo Alysson Bakof os expositores mantém um contato muito próximo com o público, captando opiniões e dados que são fundamentais. O levantamento da opinião dos expositores, realizado através da parceria com o Laboratório de Pesquisa de Opinião Pública do Cesnors, além de avaliar a satisfação em relação a esta edição do evento, também gerou informações relevantes que orientará os próximos gestores no momento de planejar a 19ª edição da feira, pois as informações são estratégicas no processo de tomada de decisão no planejamento do próximo evento. Através da pesquisa isso ficará formalizado e acessível à próxima comissão organizadora.

Nas próximas semanas a Comissão Central iniciará o processo de prestação de contas dos resultados financeiros da Expofred 2014. Inicialmente o balanço será apresentado oficialmente para as duas entidades realizadoras, ACI e Prefeitura Municipal, e Câmara de Vereadores. Após esta etapa os resultados, bem como o destino dos recursos, serão divulgados para toda comunidade. Segundo o vice-presidente da Expofred, Jaime Vitalli a comissão central continua trabalhando para realizar o fechamento da feira para os próximos dias, “queremos fechar com chave de ouro visto o grande sucesso da feira nos resultados alcançados pelos expositores”, destaca Vitalli.