Frederico Westphalen

Frederico Westphalen

Referência em Qualidade de Vida e Empreendedorismo

 

O Município de Frederico Westphalen está localizado no Norte do Rio Grande do Sul, em uma área de 265,181 km², e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2018, é de 31.694 habitantes. A cidade conta com 16 bairros e dois distritos - Castelinho e Osvaldo Cruz. Uma das principais rodovias do Rio Grande do Sul, a BR-386/158, passa pelo município, o que contribui para o seu desenvolvimento, facilitando o escoamento da produção agrícola e industrial.

Geograficamente, Frederico Westphalen situa-se bem próximo de outros municípios, o que o caracteriza como um polo regional, atendendo a milhares de pessoas, que procuram diariamente pelos seus diferenciais no comércio, educação, saúde e área gastronômica. A cidade também se consolida como polo regional pelos órgãos e instituições sediadas, como Escritório Regional da Emater/Ascar, 19ª Coordenadoria Regional da Saúde, Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), Codemau, Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio da Várzea, entre outros.

Ancorado nos pilares do empreendedorismo, hospitalidade e riqueza cultural do seu povo, Frederico Westphalen é um município que se destaca também pelas oportunidades que oferece para quem deseja prosperar com qualidade de vida. Das 490 cidades gaúchas avaliadas nas áreas de emprego e renda, educação, turismo e saúde, a princesa do Médio Alto Uruguai se encontra na 17ª posição, como aponta a pesquisa do Sistema Firjan. Ainda segundo uma pesquisa da Revista Isto É, Frederico Westphalen está na 22ª posição entre os melhores municípios de pequeno porte que oferecem boa qualidade de vida aos moradores.

O comércio é uma das vocações da cidade, com 879 empresas atuando no setor, recebendo consumidores de mais de 20 municípios da região. O setor de serviços também atrai grande número de usuários, diariamente, exigindo uma infraestrutura adequada.

No município, o grande destaque propulsor, que oferece oportunidades para trabalhadores, comerciantes, produtores rurais, empresários e empresas de todos os portes, é a realização de eventos como a Expofred, Frederico em Luz, Empresas e Empresário do Ano, entre outros.

Além disso, a cidade tem uma vocação para o turismo religioso, graças à bela Catedral Santo Antônio e outros locais voltados à peregrinação, como o Santuário de Schoenstatt e o Monumento ao Cristo Rei, visitantes de todo o Brasil e do Mercosul são atraídos para conhecer estes e outros pontos turísticos da região, que compõem a “Rota das Águas e Pedras”.

Em termos econômicos, tem 16% da população morando no meio rural e um PIB agrícola de R$ 68 milhões (dados 2016), a diversidade é uma marca do setor primário de Frederico Westphalen, com destaque para a suinocultura, bacia leiteira, produção de frangos e pecuária.

Já a nível regional, as principais atividades agropecuárias são a bovinocultura de leite, suinocultura, cereais (trigo, soja, milho e feijão), citricultura e viticultura. Como potencialidades em expansão regional, destacam-se a agroindústria familiar, turismo rural, o artesanato, produção de porongos, avicultura, horticultura e reflorestamento.

Frederico Westphalen é, ainda, um polo regional de educação, sendo que seis instituições de ensino superior atuam no município, tornando-a 14ª cidade brasileira com maior concentração de universitários, conforme dados da Sinopse Estatística de Educação Superior 2017, publicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2018. Juntos, 5.816 universitários frequentam as instituições acadêmicas, em mais de 50 cursos. O número se traduz em um dado que exibe estatisticamente a presença massiva universitária na cidade: a cada 5,35 pessoas de FW, uma é estudante do ensino superior. Ainda, para quem busca qualificação de qualidade, entre as universidades do município são ofertados mais de 10 cursos tecnólogos, mais de 30 cursos de extensão, além de pós-graduações, mestrados e doutorado.

 

Fonte: Prefeitura de Frederico Westphalen