Saúde do animal sinônimo de saúde humana
Saúde do animal sinônimo de saúde humana
Publicada em 30/04/2012.

Cuidado com a alimentação dos animais é fundamental para a qualidade do leite e prevenção de doenças

 

O cuidado com o produto final e a forma de cultivo são cada vez mais exigidas no mundo de hoje, para orientar os produtores da região  o médico veterinário Marcelo Rebelato explanou sobre as micotoxinas na produção de leite, no pavilhão de palestras da Expofred 2012.

O termo micotoxina é usado para designar um grupo de compostos, altamente tóxicos, produzidos por certos fungos ou leveduras que se desenvolvem em lugares que apresentam baixa  disponibilidade de água, o qual, são inadequados para o crescimento de bactérias. Os fungos também podem se desenvolver em condições de campo, durante o transporte ou durante o período de armazenamento dos alimentos, quando as condições são favoráveis ao seu crescimento.

Diante disto, as micotoxinas acabam por contaminar os animais e por conseguinte a produção de leite ou a carne e, consequentemente, prejudicam a saúde humana vindo a acelerar o processo de multiplicação de células e formação de nódulos (que podem vir a se tornarem câncer). Para tanto, é necessário tomar alguns cuidados ao alimentar os animais.

Para reduzir a contaminação do animal por micotoxinas e, consequentemente, seus derivados seria reduzir o nível de contágio de volumosos e concentrados. Como por exemplo, armazenagem de feno ou grãos com baixo teor de umidade, uso de aditivos que controlam o desenvolvimento de microrganismos ou até o uso de plantas melhoradas geneticamente com o intuito de reduzir ou eliminar a contaminação por fungos. A utilização de amônia também auxilia na baixa dos níveis de contaminação.